SERVIÇOS > PRONTO SOCORRO
O Pronto Socorro (PS) deve ser usado em casos de urgência e emergência. A utilização adequada dos serviços do PS permite que as pessoas usufruam melhor do serviço de atendimento emergencial.
DIFERENÇAS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Urgência - São consideradas urgências as necessidades que as pessoas valorizam subjetivamente como inadiáveis e que as induzem a buscar assistência com maior celeridade frente a outros problemas de saúde.
Emergência - Os atendimentos de emergência são os que implicam em risco imediato de morte, constatado por critérios clínicos.
Confira algumas das emergências mais comuns e o atendimento deve ser realizado no Pronto Socorro:
• Acidentes de carro;
• Acidentes de origem elétrica;
• Acidentes com projeteis de armas de fogo;
• Acidentes com armas brancas;
• Acidentes com animais peçonhentos (cobra, escorpião etc.);
• Lesões esportivas;
• Fraturas e cortes por acidentes ou quedas;
• Queimaduras;
• Afogamentos;
• Hemorragia;
• Infarto do miocárdio (dor no peito);
• Dificuldade respiratória ataque de asma, pneumonia;
• Derrames, perda de função e/ou dormência nos braços ou pernas;
• Perda de visão ou de audição;
• Inconsciência;
• Confusão, alteração do nível de consciência, desmaio;
• Pensamentos suicidas ou homicidas;
• Intoxicações por medicamentos ou drogas;
• Dor abdominal grave e vômito persistente;
• Intoxicação alimentar;
• Sangue no vômito, na tosse, na urina ou nas fezes;
• Reações alérgicas graves à mordida de inseto, a alimento ou à medicação;
• Complicações de doenças; e
• Febre alta, acima de 39, 5ºC
ALGUNS CASOS QUE NÃO PRECISAM SER ATENDIDOS NO PS
• Dor de garganta - atendimento no PSF
• Dor de ouvido - atendimento no PSF
• Diarréia - atendimento no PSF
• Vômito - atendimento no PSF
• Dor na Coluna - atendimento no PSF
• Febre abaixo de 39,5º C - atendimento no PSF
• Resfriado - atendimento PSF
• Curativo - atendimento Policlínica
• Retirada de pontos - atendimento Policlínica
Por que devo evitar o uso do PS por motivos de rotina?
Porque o atendimento de urgência combate somente os sintomas, não investiga a causa da doença. O atendimento em PS também não lhe dá direito ao retorno e acompanhamento com o mesmo médico.
Os pacientes que apresentarem situações incompatíveis com atendimento em PS devem sempre se dirigir à clínica ou ao consultório médico, preferivelmente de clínica geral, para terem, de maneira exata, as suas necessidades básicas atendidas.
A atenção ambulatorial, fora das rotinas de urgência e de emergência, permite ao médico consultar e estudar o paciente como um todo, numa abordagem geral e completa, além de avaliar na consulta de retorno se o diagnóstico está correto e se o tratamento foi adequado.
CONTATO
ATENDIMENTO CONVÊNIO SUS
Atendimento: 24 horas
Endereço: Rua Bias Fortes, 592
Telefones: (35)3299-6464 ramal 252 ou 3299-6476
SUSFácil: (35) 3299-6464 ramal 207 ou 3299-6462
ATENDIMENTO OUTROS CONVÊNIOS E PARTICULARES
Atendimento: 24 horas
Endereço: Rua Bias Fortes, 592
Telefones: (35)3299-6464 ramal 214 ou 3299-6459
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO - PRIORIDADES NO ATENDIMENTO
A IMPLANTAÇÃO:
Tem por objetivo ordenar o atendimento de Urgência e Emergência de acordo com o estado de saúde do paciente e não pela ordem de chegada.
COMO FUNCIONA?
Classificação de Risco: Instrumento de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com suas queixas, agravos à saúde ou nível de sofrimento. Durante a classificação, um enfermeiro capacitado realiza uma avaliação, baseada no Protocolo de Manchester, para definir a prioridade de atendimento do paciente.
Cores na classificação de risco
Após a classificação, o paciente receberá uma pulseira ou adesivo de identificação que define a prioridade do atendimento através de cores distintas.
IMPORTANTE
O tempo de espera é estimado. Se o paciente esperar o tempo previsto e não for atendido, ele será reavaliado pela enfermagem.